Massagem Kum Nye - Massagem Tibetana da Cura

Share

A Massagem Tibetana da Cura - Kum Nye - tem uma longa tradição na cultura Tibetana e teve origem nos mosteiros deste país. Na tradição da Meditação Vajrayana, todas as práticas requerem muita energia do corpo, a Massagem Tibetana da Cura Kum Nye equilibra a energia do nosso corpo.

A Massagem Tibetana da Cura - Kum Nye é baseada nos princípios da Medicina Tibetana e do Budismo Tantrayana. O Tantra incorpora os ensinamentos do corpo subtil e da mente subtil. O corpo subtil tem 3 componentes: energia ou vento (lung), canais (tsa) e essências (tigle).

Assim a Massagem Tibetana da Cura - Kum Nye além de trabalhar a o nível do corpo grosseiro, vai também trabalhar a um nível subtil. Isto permite a libertação de bloqueios físicos e emocionais, o alívio do stress e o relaxamento de uma forma única e especial.

 

Benefícios da Massagem Kum Nye

Esta massagem traz um benefício especialmente para aqueles que praticam meditação, para aqueles que trabalham muito e de forma intensa e também para todos aqueles que praticam qualquer forma de exercício físico. É importante fazer notar que as massagens são uma parte importante de muitas práticas meditativas.

No nosso dia-a-dia facilmente nos limitamos, concentrando a nossa atenção num só objectivo de forma excessiva, criando tensões e bloqueios em certas zonas do nosso corpo. A tensão muscular é tão elevada e como em geral, não descansamos o suficiente ou sofremos de alterações do sono, acabamos por ter um corpo e uma mente agitados. O resultado é um estado de desiquilibrio físico ou mental da energia do nosso corpo.

A Massagem Tibetana da Cura - Kum Nye restaura a nossa energia e dá-nos força. Faz com que a nossa energia flua livremente, equilibrando assim todo o nosso sistema energético. Desta forma, poderemos lidar com o nosso dia-a-dia mais facilmente e descansaremos também com mais facilidade.

Ao trabalhar o corpo de forma integral, vai-se vivenciar um relaxamento profundo que vai permitir uma libertação gradual de bloqueios: desde os mais grosseiros aos mais subtis.

 

Através de várias técnicas de massagem - desde bastante suaves a mais energéticas -, de diferentes manobras de estiramento e do toque subtil em diversos pontos e áreas importantes, é possível:

- libertar tensões nos músculos e tendões;

- exercitar a mobilidade de ossos e articulações;

- desbloquear os canais (tsa) de forma a que os ventos interiores(lung) fluam mais facilmente;

- produzir, distribuir e intensificar as essências (tigle) por todo o corpo. As essências são todas as nossas enzimas, hormonas, nutrientes e substâncias que são responsáveis pela vitalidade, a jovialidade, a calma, a motivação e a felicidade.

 

A Massagem Kum Nye ajuda a relaxar todos os nossos músculos, libertando todas as tensões e bloqueios. Quando a energia flui no nosso corpo, o sangue circula de forma equilibrada, temos força e não nos cansamos com tanta facilidade. Quando o nosso corpo está feliz, podemos experimentar a felicidade a cada momento. A circulação da energia no nosso corpo tem um impacto imenso quer a nível mental, quer físico. Qualquer bloqueio de energia pode dar origem a uma doença mental ou física.

O tratamento através da Massagem Kum Nye dá energia e “brilho” a todo o corpo. O objectivo das sessões é o de estimular a energia do elemento Fogo que produz as Essências e o fluxo do Vento que transporta as Essências nos canais. A pele fica mais radiante e jovem. A nível Emocional sentimos, uma maior calma e paz. Passamos a encarar a nossa vida com uma atitude mais positiva e estável.

 

Nota 1: Antes da primeira sessão de massagem as pessoas interessadas irão efectuar uma consulta de avaliação (gratuita) com o terapeuta. Essa consulta, para além do carácter avaliativo, servirá para o esclarecimento de eventuais dúvidas, bem como para a elaboração de um plano terapêutico. 

Nota 2: Nota: parte deste valor irá reverter para o projecto Nying Drod de Tulku Lobsang Rinpoche - http://www.nyingdrod.org